Projeto de Intervenção Pedagógica para Adultos com Deficiência será implantado em Dourados

O vereador Sergio Nogueira e o diretor articularam a ação junto à Secretaria Estadual de Educação

Sergio Nogueira se reúne na escola com a diretoria, representantes da Secretaria Estadual de Educação e pais de pessoas adultas com deficiência

O Projeto de Intervenção Pedagógica para Adultos com Deficiência: ‘Educação ao Longo da Vida’ será realidade no município de Dourados. Um sonho antigo de pais de pessoas com deficiência que será oferecido, a partir de fevereiro, na Escola Estadual Ministro João Paulo Reis Veloso. A iniciativa partiu do desejo de uma mãe, com a articulação do vereador Sergio Nogueira – PSDB – e do diretor da Escola, professor José Carlos Severiano de Souza.

O objetivo principal, conforme o vereador, é promover a educação para pessoas adultas com deficiência que requerem apoios intensos e contínuos. “Uma união de esforços a partir da demanda de uma mãe que resultou nesta importante ação. Fico feliz por ter contribuído, juntamente com o professor José Carlos, para que este projeto fosse implantado em Dourados”, comemorou Sergio Nogueira.

A Secretaria Estadual de Educação – SED – publicou na edição do dia 12 de janeiro do Diário Oficial de Mato Grosso do Sul a resolução nº 4.135, que autoriza o funcionamento do Projeto. O diretor José Carlos explicou que as atividades promoverão flexibilizações e adaptações significativas. “A ideia é proporcionar continuidade ou primeiro acesso à uma organização curricular que vincula saberes escolares e letramento/funcionalidade, além da convivência entre essas pessoas que, por vezes, não foram possíveis em uma classe comum. O projeto vai atender estudantes adultos com deficiência física, intelectual ou sensorial e deficiência múltipla, que apresentam necessidades educacionais”, destacou.

Como tudo começou

Claudia Alves Barbosa é mãe da Mariana Alves Barbosa, jovem autista que já concluiu o Ensino Médio. Preocupada com o futuro da filha, procurou Sergio Nogueira para uma alternativa de ajudar a filha que estava “ociosa”. “Vivemos em uma sociedade ainda cheia de preconceitos e falta de oportunidades. O vereador Sergio nos recebeu em seu gabinete, sendo muito acolhedor, junto à sua equipe, apresentei as dificuldades que estava enfrentando e ele, solidário e atento, juntos iniciamos o embrião do que seria o projeto de jovens autistas e também com déficit que terminaram Ensino Médio e não estão  devidamente preparados para os desafios do mundo”, contou.

Com a demanda, o parlamentar, o diretor da Escola e pais se reuniram com o professor Nei Elias Coinethe de Oliveira, da Coordenadoria Regional de Educação – CRE, que apoiou a iniciativa e foi um elo com a SED-MS na aprovação e implantação do projeto. “Nós só temos de agradecer o empenho e dedicação de todos para a viabilização de transformar esse projeto em realidade”, comemorou Claudia.

Anterior
Anterior

Campanha Declare Seu Carinho entrega veículo ao Lar do Idoso

Próximo
Próximo

Mandato de Sergio Nogueira se destaca com 748 proposições em 2022