Câmara Municipal de Dourados realiza III Seminário Setembro Amarelo sobre prevenção e posvenção do suicídio nesta terça-feira, 30

Evento proposto pelo vereador Sergio Nogueira tem início às 8h

: Vereador Sergio Nogueira é propositor do evento e autor da Lei Setembro Amarelo em Dourados [Foto: Francielle Grott/CMD]

A Câmara Municipal de Dourados promoverá, no dia 30 de setembro de 2025 (terça-feira), das 8h às 11h, o III Seminário Setembro Amarelo, com o tema ‘Prevenção e Posvenção do Suicídio: Cuidar de si para acolher e cuidar do outro’. O evento, de proposição do vereador Sergio Nogueira, tem como objetivo a conscientização sobre as causas e sintomas do suicídio, incentivar estratégias de prevenção e fortalecer ações de tratamento e acompanhamento de pessoas que enfrentam conflitos relacionados a esse fenômeno.

Cenário epidemiológico

Em âmbito global, conforme o estudo Global Burden of Disease (2019), o Brasil ocupa o 155º lugar em taxas de suicídio entre 214 países. Em 2021, foram registrados 15.507 óbitos por suicídio no país, sendo 77,8% entre homens.

·        Entre crianças e adolescentes (5 a 14 anos), o suicídio foi a 11ª causa de morte;

·        Entre jovens (15 a 19 anos), a 3ª maior causa de mortalidade;

·        Entre adultos jovens (20 a 29 anos), a 4ª maior causa de mortalidade.

Segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), em 2023, o suicídio foi a 2ª principal causa de morte de adolescentes e jovens de 15 a 19 anos e a 4ª causa entre adultos de 20 a 29 anos (Brasil, 2024).

No Mato Grosso do Sul, o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde (2024) apontou que, em 2021, o estado registrou o 3º maior índice de suicídio do Brasil, com 11,76 casos por 100 mil habitantes, um aumento de 14,2% em relação a 2019.

Em Dourados, dados da Vigilância Epidemiológica (2024) revelam que, nos últimos dez anos (2015-2024), foram registrados 265 óbitos por suicídio. Os anos de 2021 (33 casos) e 2022 (38 casos) tiveram os maiores índices, seguidos por 27 casos em 2023 e 29 em 2024.

“O suicídio é resultado de uma complexa interação de fatores individuais e coletivos — biológicos, psíquicos, sociais, culturais e econômicos. Está associado a condições de saúde mental, mas também a experiências de vida estressantes, como perdas, doenças graves, violência, desemprego e adversidades financeiras. Por isso, especialistas reforçam que a prevenção exige estratégias multissetoriais, integradas e contínuas, que ultrapassam ações isoladas e consideram os contextos socioculturais de cada comunidade”, enfatiza Sergio Nogueira.

Para debater sobre o tema, o Seminário contará com dois palestrantes de renome:

·        Edilson dos Reis – especialista em Saúde Mental e em Dependência Química, Major Capelão RR do Corpo de Bombeiros/MS, capelão do Hospital Universitário da UFMS, teólogo, filósofo e psicólogo. É coordenador do NEPAL – Núcleo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Apoio ao Luto (UFMS/HUMAP/EBSERH) e também do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (HUMAP/UFMS/EBSERH).
Tema: ‘Prevenção e Posvenção do Suicídio: Cuidar de si para acolher e cuidar do outro’.

·        Carlos Arturo Valiente Filho – psicólogo formado pela UNIGRAN, especialista em Ciências do Envelhecimento Humano, coordenador do curso de Psicologia da UNIGRAN e professor dos cursos de Psicologia e Educação Física.
Tema: ‘Acolher para Cuidar: O Enfrentamento do Luto por Suicídio’.

A programação contará também com apresentações culturais do Ministério de Dança Além do Véu, com a participação da Associação Salvare, que irão interpretar coreografias especiais.

Inscrições

O evento é gratuito e contará com certificação de 4 horas para os participantes. As inscrições devem ser realizadas pelo link: https://shre.ink/seminariosetembroamarelo.

Próximo
Próximo

Audiência proposta por Sergio Nogueira debate a inclusão de pessoas com deficiência intelectual e múltipla