26/04/2019 21h03 - Atualizado em 26/04/2019 21h03

Sergio Nogueira participa da Marcha dos Vereadores e Vereadoras em Brasília

A Marcha 2019 foi realizada pela UVB e parceria com a Plenária Assessoria

Por: Assessoria
 
 
Vereador Sergio Nogueira durante Marcha dos Vereadores e Vereadoras 2019 (Foto: Assessoria) Vereador Sergio Nogueira durante Marcha dos Vereadores e Vereadoras 2019 (Foto: Assessoria)

O vereador Sergio Nogueira (PSDB) participou da Marcha dos Vereadores e Vereadoras 2019 em Brasília/DF, realizada pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), entre nos dias 24 a 26 de abril. O Brasil possui mais de 57 mil vereadores, que juntos com os prefeitos de cada um dos mais de 5.500 municípios, são responsáveis pelas demandas e leis de cada cidade.

O primeiro dia de palestras na Marcha destacou a política de verba indenizatória e a reforma da Previdência Social, reunindo cerca de 3 mil pessoas. Teve o Lançamento da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento dos Legislativos Municipais – Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Dando início às palestras, o vereador de Natal (RN), Raniere Barbosa (PDT), falou sobre as verbas de gabinete, dando ênfase na verba indenizatória que ressarce os gastos dos gabinetes no fim de cada mês. Maria Lúcia Fattirelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, destacou que a culpa da crise no país não pode ser colocada na atual Previdência Social e sim na política monetária do Banco Central.

A programação contou ainda com a palestra ‘Portal da Transparência no Poder Legislativo’, ministrada pelo Procurador Geral de Justiça/AL, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto; além de fóruns de debate, participação de prefeitos e deputados de diversas regiões do país.

A UVB, fundada em 1964, congrega as Câmaras Municipais e as Associações/Uniões Estaduais de Vereadores. Conforme o presidente da União dos Vereadores do Brasil, vereador Gilson Conzatti (PMDB) de Iraí/RS, a entidade é a representação da defesa do parlamento municipal.

Segundo Sergio Nogueira o evento caracterizou-se pelo empenho do fortalecimento do municipalismo brasileiro. "Nossa força política tem que ser usada para fortalecer o Poder Legislativo e o municipalismo. Precisamos cada vez mais buscar o empoderamento dos vereadores, fortalecendo as nossas entidades. Temos que ser os protagonistas das mudanças em favor dos municípios. Sou defensor do lema: "Mais Dourados e menos Brasília", destacou.

"Participar da Marcha dos Vereadores e Vereadoras é mostrar que temos voz e vez na construção de um país melhor", enfatizou o parlamentar.

**Solicitações aos deputados **

Aproveitando a oportunidade, o vereador Sergio Nogueira visitou o Ex-Senador Pedro Chaves, atual Secretário Especial de Relações Institucionais do Estado de MS no DF para pedir apoio ao Pronatec de MS, foi à Câmara Federal nos gabinetes dos deputados federais Luiz Ovando, Rose Modesto, Beto Pereira, Fábio Trad, Dagoberto Nogueira, Vander Loubet e Bia Cavassa, além dos gabinetes dos Senadores Nelson Trad Filho, Soraya Tronicke e Simone Tebet para protocolar pessoalmente ofícios com solicitação de apoio e emendas parlamentares da bancada do MS no valor de R$ 10 milhões para asfaltamento de alguns bairros de Dourados.

Durante sua estadia em Brasília, o parlamentar ainda participou de uma reunião do PSDB, em que se discutiu alguns pontos relacionados aos professores na Reforma da Previdência.

"Foram dias intensos de muitos contatos e esforço para fazer tantas visitas e contatos, mas estou feliz pois acredito que os pedidos que fiz por Dourados serão atendidos pelos parlamentares federais", finalizou Sergio Nogueira.