12/09/2013 22h16 - Atualizado em 12/09/2013 22h16

Aprendendo Ecologia e Sustentabilidade com os Filhos

Por: Sarah
 

No tocante aos desafios ambientais de nossa época, vejo raios de luzes em meio à escuridão. Se de um lado, identificamos a exploração predatória e desenfreada do planeta, por outra via, uma nova geração de crianças, jovens e adultos tem se mostrado cada vez mais conscientizadas em prol da defesa do meio ambiente.

Nesta ‘corrente do bem’, assisti neste fim de semana com a família, a animação LORAX – em busca da Trúfula Perdida. Além de boas doses de gargalhadas, também um nó na garganta provocada por sua proposta de reflexão!

Na película, um adolescente - que mora em uma cidade onde tudo é artificial, de plásticos e metais coloridos que imitam a natureza - está apaixonado por uma garota que tem um sonho: ter uma árvore de verdade. Ele sequer sabia de que existiam árvores assim, mas, para agradar a menina de seus sonhos, sai da cidade em busca da última árvore perdida. Lá fora, ele encontra um homem angustiado e arrependido, por ter sido o responsável pela destruição da natureza, mas que ainda possui uma última semente de árvore, capaz de restaurar tudo. Para adquiri-la, no entanto, o garoto ouve como as florestas foram destruídas pela ganância humana, pela busca desenfreada de lucros que se dá sem o devido respeito para com o meio ambiente.

 

Conclusão: recomendo a todos! Assistam com seus filhos, vai valer a pena. Quando nos conscientizamos da destruição das florestas, da poluição de rios, da produção de lixo sem a devida reciclagem, da péssima condição do ar em cidades grandes, da diminuição gradativa mas rápida dos recursos naturais, uma sensação de urgência vai se instalando em nós.

Como vereador, procuramos o tempo todo por alternativas de preservação ambiental. Precisamos mudar de paradigma e de hábitos quanto ao consumismo, quanto à forma de exploração dos recursos naturais e quanto ao destino do lixo que produzimos. O que pode ser feito? Gostaria de contar com a sugestão de todos que estão lendo este artigo. Venha somar comigo na busca de alternativas e soluções para uma existência sustentável.

Vereador Sergio Nogueira