Sergio Nogueira solicita estudos para prorrogar contratações temporárias

Vereador utiliza tribuna para falar sobre solicitação [Foto: Valdenir Rodrigues/CMD]

O vereador Sergio Nogueira (PSDB) apresentou um requerimento na sessão ordinária desta semana, solicitando estudos para a prorrogação do período de contratações por tempo determinado em Dourados. O documento foi endereçado ao prefeito, Alan Guedes (PP), e ao secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, Wellington Henrique Rocha de Lima.

O pedido está relacionado às recentes mudanças na legislação estadual de Mato Grosso do Sul. O governo do Estado publicou, em 4 de setembro de 2023, a Lei 6.102, que permite a alteração do período de contratação por tempo determinado de dois para até cinco anos. Essa alteração impacta diretamente nas contratações realizadas para atender às necessidades temporárias de excepcional interesse público.

A Lei Estadual 4.135/11 dispõe sobre a contratação por tempo determinado para situações específicas, como assistência a situações de calamidade pública, combate a surtos endêmicos e carência temporária de pessoal devido a afastamentos ou licenças de servidores efetivos. Com as mudanças trazidas pela nova legislação estadual, o período de contratação para esses casos passa de dois para três anos.

Além disso, nos casos de reposição de pessoal técnico-operacional em substituição a servidores efetivos demitidos, exonerados, grevistas ou aposentados, até a realização de concurso público, e admissão de pessoal administrativo necessário ao funcionamento do ensino básico, desde que não haja candidatos aprovados em concursos anteriores aguardando nomeação, e até que haja provimento dos respectivos cargos mediante concurso público, o período de contratação passa de dois para até cinco anos.

Impacto e necessidade de estudos locais

Diante dessas mudanças na legislação estadual, o vereador propôs que sejam realizados estudos para avaliar a viabilidade de implementar o mesmo sistema de prorrogação das contratações por tempo determinado no município.

Conforme o parlamentar, “essa iniciativa visa garantir que o município esteja em conformidade com as leis estaduais e possa estender o período de contratação quando necessário, especialmente em situações de excepcional interesse público, como assistência a calamidades públicas e carência temporária de pessoal”.

Nogueira agora aguarda as respostas e encaminhamentos à Prefeitura de Dourados em relação a essa proposta, que poderá ter um impacto significativo na gestão de recursos humanos do município, oferecendo maior flexibilidade para atender às demandas da comunidade.

 

Anterior
Anterior

Simpósio da Educação Inclusiva aborda diagnóstico e tratamento do autismo na Câmara de Dourados

Próximo
Próximo

Sergio Nogueira requer instalação de 3º Conselho Tutelar para amparar menores